Saiba o que preparam os Chefs Leleco e Jô para o Festival Sabores de Itacaré

 

Da Origem ao Prato" é o tema da nova edição do festival que acontece entre os dias 14 e 24 de outubro de 2021 e norteou as receitas dos Chefs participantes



O Festival Sabores de Itacaré entra para sua 8ª edição e acontecerá entre os dias 14 e 24 de outubro de 2021. Sempre com a ideia de valorização da agricultura familiar, neste ano, seguindo o que ocorreu em 2020, terá uma limitação de público em razão da pandemia da Covid-19. Com curadoria do Chef Junior França, está edição trará o tema: Da Origem ao Prato. 

,



Com a proposta de traçar a trajetória dos alimentos apresentados, o tema escolhido para esta edição busca destacar a história de cada ingrediente e todo o processo de produção e preparo até chegar à mesa do cliente. Pensando nisso, o Chef Alexson Maia, de 39 anos e com 20 de carreira, conhecido por Leleco (@chef_leleco), vai preparar, pelo restaurante Beach Club São José, camarão empanado na tapioca e uma moqueca especial de mamão verde com siri despeitorado - termo usado pelas marisqueiras locais para quando o animal é cortado ao meio o cozido desta forma. Receita que remete a sua infância e aos seus colegas de trabalho. “É sempre uma emoção participar de eventos gastronômicos, na minha cidade então…” contou Leleco, feliz com a sua 8ª participação no festival. 


Já a chef e empreendedora Joselice Pinto, 46, famosa pelo apelido de Jô (@paodahorta),  ministrará a aula "Pão Nosso de Cada Dia", com ensinamentos de técnicas de fermentação natural de pães artesanais. Com 18 anos de carreira e presente no Festival desde a terceira edição, apresentando pratos da culinária de raiz, a chef proprietária do Pão da Horta aposta desta vez no conceito de alimentação orgânica e saudável. 


"É uma alegria muito grande saber que o festival neste ano vai ser presencial, depois de um ano sem poder mostrar a beleza e a importância que o festival tem pra economia local. Estou bastante ansiosa.", comemorou Jô.


Seguindo o decreto estadual, o festival terá um esquema de entrada e saída que permitirá a presença de até 500 pessoas simultaneamente dentro do circuito gastronômico. A estimativa é de que duas mil pessoas visitem o espaço a cada dia. 


Nesta 8ª edição será homenageado o ex-secretário de turismo de Itacaré, Júlio Oliveira, que durante sete anos esteve à frente do festival até falecer em junho deste ano. Quem assume a curadoria é o chef Junior França, que participa do festival desde o início.  “Fico muito honrado em estar à frente do Festival Sabores de Itacaré, que, pra mim, é um dos eventos mais importantes da Bahia. Desde a primeira edição do festival até hoje, vimos uma evolução na culinária e agricultura familiar da cidade, que se transformou em um dos grandes pólos gastronômicos da estado", disse o Chef. 


Para garantir a participação de todos no circuito gastronômico, o Festival Sabores de Itacaré inscreve os estabelecimentos interessados e, a eles cabem a criação de receitas exclusivas para o evento. Os inscritos ainda podem participar da “feira gastronômica” que será montada na Praça São Miguel, oferecendo seus pratos a preço popular - máximo R$20 - e montagem formato degustação. O festival ainda promove a feira da agricultura e do artesanato, sempre na busca pelo resgate da auto estima e valorização dos produtos nativos. Outra boa nova é a manutenção da  cozinha show kids, que movimenta o circuito no período vespertino entre as 15h e 16h diariamente, diferente da Cozinha Show oficial que acontece sempre entre as 19h e 21h. 


O VIII Festival Gastronômico Sabores de Itacaré é uma realização da Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria de Turismo e do Governo da Bahia.


PROGRAMAÇÃO INICIAL 


• Cozinha Show: 14, 15, 16 e 17.10 sempre das 19h às 21h e a Kids das 15h às 16h

• Abertura com a Chef Marly Catarina, produzindo receita em homenagem ao ex Secretário Júlio de Oliveira / Serão três Chefs por dia 

• Pratos disponíveis para degustação até o dia 2.11.2021



Serviço:


O que: Festival Sabores de Itacaré 

Onde: Itacaré / Bahia 

Data: De 14 a 24 de Outubro de 2021 

Hora: 18h à 0h 

Realização: Prefeitura e Secretaria de Turismo de Itacaré 

OBS: a programação pode sofrer alterações


Fotos: divulgação 




SOBRE FESTIVAL SABORES DE ITACARÉ 


O Festival Gastronômico Sabores de Itacaré é nacionalmente conhecido como um dos grandes eventos gastronômicos do Estado da Bahia. 


Lançado em 2014, já promoveu inúmeros encontros entre produtores, Chefs, estudiosos da área, jornalistas, formadores e artistas com o público. 


O Festival segue atraindo visitantes de todos os lugares do país, gerando uma super conexão entre gastronomia, cultura e turismo, consolidando Itacaré com destino desejado. O que por sua vez, valoriza os sabores típicos, temperos, aromas, raízes, os saberes e fazeres da culinária local. 


Em 2015 o 2º festival teve a participação de 34 empresas com o tema: Cacau, produto de destaque na região. Já em 2016, trouxe o tema Gastronomia de Raiz, numa ação de valorização da agricultura familiar. 


Seguindo a mesma proposta, 2017, ano 4 do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré, veio com o mesmo tema proposto no ano anterior e abriu rodas de conversa aproximando os produtores rurais dos restaurantes locais e participantes. 


A 5ª edição, em 2018, contou com a participação de 40 estabelecimentos e foi criada uma feira gastronômica, além de “cozinha show”, que recebeu alguns chefs renomados locais e convidados. Teve também espaço infantil, a cozinha Kids, feira da agricultura familiar, shows e artesanato. 


No 6º, além de toda a infraestrutura que dava conta da gastronomia, a feira recebeu o show especial da cantora Maria Gadú, que dividiu o espaço com diversos artistas locais, fortalecendo a cultura local. 


Devido a pandemia, em 2020, o Festival Sabores de Itacaré passou a oferecer a modalidade delivery. Com o tema “Agricultura Familiar, Gastronomia de Raiz e Turismo Gastronômico”, contou com a participação de 26 estabelecimentos. Foram diversas lives com aulas show e  atrações musicais locais. 


Este ano, em sua 8ª edição, o projeto traz uma homenagem ao ex Secretário Júlio Oliveira e a curadoria do Chef Júnior França, que participa desde a 1ª edição. 



Página anterior Próxima página
publicidade