CASA PARANGOLÉ APRESENTA ESPETÁCULO INTERATIVO VENCEDOR DO PRÊMIO DAS ARTES JORGE PORTUGAL (ATRAVÉS DO ZOOM)

O espetáculo, vencedor do Prêmio das Artes Jorge Portugal, será apresentado nos dias dias 02, 03, 09 e 10 de abril e o público será convidado a interagir através das câmeras


O espetáculo, vencedor do Prêmio das Artes Jorge Portugal, será apresentado nos dias dias 02, 03, 09 e 10 de abril e o público será convidado a interagir através das câmeras

Fruto de uma residência artística que ocorreu durante todo o mês de março, a "Casa Parangolé" apresentará um espetáculo totalmente virtual e interativo com o público através da plataforma Zoom.

A obra é inspirada nos "Parangolés" criados por Hélio Oiticica, na década de 60, quando o artista, influenciado pela Escola de Samba da Mangueira, montou obras de arte visuais formadas por estandartes, bandeiras, tendas e capas que o público pode vestir e se mover pelo espaço. O projeto, concebido por Luiz Thomaz Sarmento e Thiana Queiroz Barbosa, foi vencedor na categoria 'criação/produção artística' do Prêmio das Artes Jorge Portugal, que selecionou as propostas mais inovadoras na Bahia apresentadas através de plataformas virtuais.

Doze artistas vão se apresentar simultaneamente através de diversas salas do Zoom e o público será conduzido através dessas janelas. Ao final, serão convidados a abrirem suas câmeras e pegar os seus "parangolés", ou seja, qualquer tecido que esteja ao alcance transformando cada casa em uma "Casa-Parangolé". A direção é da artista convidada Ivani Santana, professora da UFBA, que desde a década de 90 investiga projetos artísticos mediados pelas tecnologias digitais e é pioneira no Brasil em dança telemática através das redes acadêmicas.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço: Mostra de Processo Casa Parangolé
Quando: 02, 03, 09 e 10 de abril, às 19h.

Onde: Zoom (o acesso é gratuito e pode ser obtido através do Sympla)
Página anterior Próxima página
publicidade