SALVADOR BAHIA AIRPORT RECEBE SELO DA DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL PELA SEGUNDA VEZ

Por Juci Ribeiro
                              Pelo segundo ano consecutivo, o Salvador Bahia Airport recebeu o Selo da Diversidade Étnico-Racial, concedido pela Secretaria da Reparação da Prefeitura Municipal de Salvador a organizações que desenvolvem ações para promoção da igualdade racial. O Selo estabelece diretrizes e compromissos para as empresas signatárias no que diz respeito ao combate do racismo institucional e à promoção da equidade nas relações de trabalho.

Entre as ações implementadas no Salvador Bahia Airport em 2019 que levaram a conquista do selo está o Comitê de Diversidade criado com o objetivo de desenvolver e implementar ações não somente no contexto de gestão de pessoas, mas também no contexto institucional. O Comitê é um grupo multidisciplinar com uma agenda para a promoção de discussão sobre o tema, trazendo ideias e ações voltadas para o combate à discriminação.

“O nosso comitê tem como principal objetivo zelar pelo 6° item do manifesto Juntos!, através do qual a VINCI Airports, rede da qual o Aeroporto de Salvador faz parte, se compromete com a diversidade e igualdade de oportunidades, mas isso não nos limita. Queremos impactar a comunidade aeroportuária por completo e, por que não, a cidade, o estado, o país”, relata a especialista em segurança da informação, Marcele Santos, integrante do Comitê de Diversidade.

Ainda em 2019, foi realizado um workshop voltado à sensibilização de questões étnico-raciais para funcionários e terceirizados, uma exposição fotográfica dos colaboradores da Concessionária e seus parceiros em que eles compartilhavam as dificuldades enfrentadas por conta do racismo, além de uma campanha de endomarketing para conscientizar a equipe quanto ao uso de termos racistas - “O Racismo tem disfarce, a ignorância não.”

“A VINCI Airports traz a diversidade como um de seus valores, buscando combater todas as formas de discriminação na contratação, nas relações profissionais e na evolução de carreira dos seus colaboradores, acolhendo inclusive pessoas de diferentes origens em seus cargos de liderança”, declara a gerente de Recursos Humanos do Salvador Bahia Airport, Isabela Dantas.

Diversidade como compromisso
A Concessionária do Salvador Bahia Airport, a VINCI Airports, completa em janeiro seu segundo ano de operação e já apresenta uma força de trabalho diversa em raça, origem, idade, orientação sexual, religião e gênero, refletindo a sociedade onde está inserida. Atualmente, 65% dos colaboradores do Aeroporto se auto declaram negros e pardos, assim como 52% das lideranças.

Sobre o Salvador Bahia Airport
Localizado em Salvador, capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Na lista dos dez aeroportos mais movimentados do País, ele conecta o estado da Bahia a cerca de 30 destinos, tanto domésticos quanto internacionais.

Desde o início da Concessão, o aeroporto tem incorporado padrões globais de operação, buscando entregar mais eficiência, segurança e uma melhor experiência de viagem para os seus passageiros. Grandes investimentos em um programa de modernização e ampliação levaram à extensão de 22.000 m² de área construída, ao acréscimo de seis novas pontes de embarque, à abertura de mais uma pista para aviação comercial e à instalação de um sistema de detecção e combate a incêndio. Além disso, o aeroporto se comprometeu a apoiar o desenvolvimento econômico do estado através do desenvolvimento de tráfego e iniciativas de estímulo ao turismo.

Reconhecido como um aeroporto verde pelo Conselho Internacional de Aeroportos, o Salvador Bahia Airport se destaca por suas conquistas no campo da sustentabilidade entre as quais zero descarte de efluentes, adoção de medidas visando eficiência energética, e a implementação de um programa efetivo de reciclagem. As iniciativas estão alinhadas com o compromisso da VINCI Airports em reduzir sua pegada de carbono. O Aeroporto também procura valorizar e promover as especificidades culturais e sociais da Bahia, um de seus grandes ativos.

Sobre a VINCI Airports
A VINCI Airports, como a maior operadora privada de aeroportos no mundo, gerencia o desenvolvimento e as operações de 46 aeroportos localizados na França, em Portugal, no Reino Unido, na Suécia, Sérvia, no Camboja, no Japão, nos Estados Unidos, na República Dominicana, na Costa Rica, no Chile e no Brasil. Atendida por cerca de 250 companhias aéreas, a rede VINCI Airports transportou 240 milhões de passageiros em 2018.

Por meio de sua expertise como um integrador abrangente, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, aproveitando sua capacidade de investimento, network internacional e know-how para otimizar a gestão e o desempenho das infraestruturas aeroportuárias existentes, suas extensões e projetos de novas construções. Em 2018, sua receita anual para atividades geridas foi de 3,6 bilhões de euros e de 1,6 bilhão de euros para receita consolidada. Mais informações estão disponíveis em www.vinci-airports.com ou www.salvador-airport.com.br

Página anterior Próxima página
publicidade