CachoeiraDoc será realizado em maio de 2020 e lança chamada pública para curadoria

por Juci Ribeiro

Chegando à nona edição, o CachoeiraDoc acontecerá entre os dias 26 e 31 de maio de 2020, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano. Ao mesmo tempo que a boa notícia é anunciada, o IX CachoeiraDoc lança uma chamada pública para composição da curadoria deste ano. O prazo de inscrições para integrar a equipe de programação seguirá aberto até o dia 23 de dezembro de 2019 (segunda-feira), no site: www.cachoeiradoc.com.br

Pelo menos seis pessoas comporão o grupo, todas alinhadas com a ideia de tramar futuros, com espírito de entusiasmo e transformação. As pessoas que se candidatarem podem ser de todo o Brasil, iniciantes e/ou experientes. Um terço do número de vagas ficará reservado para os egressos e a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

Para Amaranta Cesar, idealizadora e uma das coordenadoras do festival, em 2020, um novo ciclo será aberto e, para intensificar a experiência de quase uma década, a equipe pretende contar com a colaboração de novas perspectivas. “Seguiremos, portanto, prezando pelas diversidades de experiências e posições de identidade na ocupação dos postos de trabalho do festival”, ressalta. 

Serão bem-vindas as candidaturas que apresentem experiências em níveis diversos, para integrar uma equipe múltipla e com responsabilidades variáveis (postos de assistentes também estão disponíveis). No entanto, o engajamento para garantir o caráter formativo do trabalho é conjunto.

Para se inscrever, é necessário: 1º) ter alguma experiência em programação, seja de festivais, mostras e/ou cineclubes; 2º) enviar um breve currículo (limite de até dois mil caracteres);  e, por fim, 3º) enviar uma carta de intenções, em que se manifeste uma perspectiva curatorial própria, a ser desenvolvida no confronto com os filmes do presente e em articulação com a trajetória do festival (até três mil caracteres).

SOBRE O CACHOEIRADOC
O festival busca fomentar a difusão e a produção de documentários, assim como a discussão sobre o gênero, por meio de oficinas, debates, ciclo de conferências e exibição de filmes. O CachoeiraDoc já se consolidou como um dos principais festivais do gênero documentário no país. Nas oito edições anteriores, cerca de 17 mil pessoas assistiram a mais de 320 documentários, muitos deles inéditos na Bahia e Brasil. O CachoeiraDoc é uma realização da Cura e Cultura e do Grupo de Estudos e Práticas do Documentário, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFRB, produção da Ritos Produções, e conta com o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Secretaria de Cultura da Bahia através do Edital Setorial do Audiovisual 2019.

IX CACHOEIRADOC – 26 a 31 de maio de 2020
Inscrições para curadoria e seleção de programação
Quando: até 23 de dezembro de 2019 (segunda-feira)
Formulário disponível no link: www.cachoeiradoc.com.br 
Página anterior Próxima página
publicidade