Lista de artistas baianos selecionados na CowParade Brasil

por Juci Ribeiro



O comitê de seleção formado pelo crítico e artista, César Romero, o galerista Paulo Darzé, a diretora da Escola de Belas Artes (EBA/UFBA), Nanci Novais e a diretora artística do Teatro Castro Alves (TCA), Rose Lima, juntamente com a sócia-diretora da Toptrends, empresa organizadora daCowParade Brasil, Catherine Duvignau, se encarregou de avaliar 598 projetos inscritos por 427 artistas para a 13ª edição do evento, que ocorrerá entre os dias 11 de outubro e 09 de novembro na capital baiana. A seleção aconteceu na manhã de ontem (14), no Hotel Mercure, no Rio Vermelho. O resultado já está disponível nas redes sociais e no site www.cowparade.com.br

Para Miguel Jarros, diretor de Operações e Marketing da Extrafarma, empresa patrocinadora, “os trabalhos apresentados representam muito bem a cultura baiana e fizemos uma seleção interessante. Temos obras coloridas e em preto e branco que, em geral, têm uma amplitude de expressões, tanto de litoral quanto de natureza. A Bahia tem uma cultura muito rica e o astral é diferente. A Extrafarma está muito feliz de estar aqui, pois combina nossa origem de Belém com o povo baiano. Acho que vamos ter um bom conjunto de obras trazendo a expressão cultural do Estado, pois tem muita cor, muita alegria e muito axé”, relata.
“A CowParade é conhecida no mundo inteiro, e eu acho que a gente mobilizou muitos artistas. Não é fácil trabalhar num suporte como uma vaca, e as vaquinhas estão muito bem trabalhadas. Será um desafio e todo artista gosta de um desafio”, afirmou César Romero. Para o galerista Paulo Darzé, foi interessante integrar o comitê “por ter uma visão de muitos artistas que não conheço e ver outros conhecidos em trabalhos diversificados. A cidade vai ficar muito bonita quando forem colocados esses trabalhos nas ruas. Tem muita coisa de qualidade, mas precisamos ver quando ele for executado, por causa do material e do formato, mas eu acho que vai sair muita coisa boa”, reflete.
Acostumada a lidar com seleções, a diretora da EBA, Nanci Novais, mencionou a importância em ter participado do comitê. “Como sou representante de instituição de arte, é bom ter alguém com essa visão global da arte na cidade. Muitos artistas são fruto da Escola de Belas Artes e a gente vê um tema que é a pintura sobre o suporte vaca e sua variedade de ideias. Não tem como criar uma expectativa, mas quando chega é sempre surpreendente, pois se vê pouca coisa parecida. Ver um tema dar vazão à imaginação dos artistas é muito enriquecedor e criativo”, avalia.
As esculturas feitas em fibra de vidro e tamanho natural em formato de vaca ficarão num galpão escolhido especialmente para o processo de criação destinado ao Ateliê Criativo que, durante um mês, ficará disponível para a elaboração da pintura das vaquinhas. Logo após, as obras serão espalhadas em locais públicos e privados de acesso público. A intervenção já percorreu, no Brasil, cidades como São Paulo, Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Goiânia e Belém do Pará e por diversos países ao longo de 20 anos.
Segue relação dos artistas selecionados:


Alan Lima

Alessandra Menezes

Alfredo Gama

Ana Gilma B. dos Santos

Augusto Leal

Bigod Silva

Bruno Wiw

Camila Monteiro Campos

Carlos Augusto Lima

Chany Duscio

Clodoaldo dos Santos

Denis Sena

Eder Muniz

Elias Paulo Santana dos Santos Silveira

Felipe Almeida

Francielma Soraia

Francisco Brasil

Graça Ramos

Isabel Catarina Argolo

Israel Nery Santos

Jailson Galdino dos Santos

Jeferson Almeida Santos

Jorge dos Nascimento Ramos

José Hernani Santos
Katia Cunha

Leo Furtado

Leonel Mattos

Lucas de Ouro

Maria Tereza Abbehusen Couto

Mario Luz

Milena Giacomo Passos

Murilo Ribeiro

Newton Vianna de Magalhães Filho

Nubia Pinheiro

Oliver dos Santos Dórea

Pedrinho da Rocha

Raphael Ribeiro

Ray Vianna

Robson Caldas - Finho

Roney George

Rudá Ribeiro

Ruy Carvalho

Sandro Limaverde

Suelen Andrade

Tiago Araujo dos Santos

Tunisio Alves Filho

Vanessa Alvim

Wiviane Lima de Melo

Yosh José

Ziunar Conceição Souza

Página anterior Próxima página
publicidade