A Outra Companhia da início a Temporada do Fim com apresentações de Ruína de Anjos

por Juc Ribeiro




A Outra Companhia de Teatro realizará nos próximos dias 03 e 04, 10 e 11 de setembro apresentações do espetáculo Ruína de Anjos, às 20h, em frente a Casa d’A Outra. A curta temporada da início a Temporada do FIM, programação com espetáculos de repertório do grupo, que no início de julho publicou uma carta anunciando o fim das suas atividades . 

Um misto de teatro de rua, intervenção urbana e performance, Ruína de Anjos é um documento cênico urbano, que se dá na dinâmica do trânsito e da noite do centro da metrópole soteropolitana e conduz o público a enxergar situações que atravessam discussões sobre violência, marginalidade, tráfico de drogas, invisibilidade social, comercialização da fé e gênero.

Estreado em 2015, o espetáculo foi indicado ao Prêmio Braskem de Teatro na Categoria Especial, e em 2017 circulou pelo país através do projeto Palco Giratório SESC, sendo apresentada nas cinco regiões do Brasil.
 
Com dramaturgia de Luiz Antônio Sena Jr., e direção de Vinicius Lírio, a peça tem como mote a reabertura de um cinema de bairro e a esperança de renovação que ela traz para aquele lugar que no passado viu um apogeu e hoje vivencia um abandono. O mesmo ocorre com a vida das personagens condutores da narrativa itinerante, que perderam a luz que um dia tiveram: uma travesti prostituta, um paraplégico vendedor de café, um pastor traficante, um burguês homofóbico, uma moradora de rua catadora de lixo e uma artista de rua.

Criada nas ruas do Politeama, o Ruína de Anjos configurou-se como uma criação documental sobre as minorias do centro urbano invisibilizadas diante da violência e marginalidade, em algum bairro a beira de uma higienização social, tal qual o próprio Politeama. Ao longo dos quatro anos que o espetáculo foi apresentado na localidade, realizando temporadas e participando de mostras e festivais, a peça atraiu os olhares da cidade sobre o bairro, abandonado pelo poder público e configurado como uma zona de passagem, bem como as demais ações d'A Outra Companhia, grupo que reside no Centro Comercial Politeama até o final de 2019, quando deverá finalizar suas ações diante da falta de recursos.   

Ações
De agosto até novembro, A Outra Companhia de Teatro retornará a cartaz com algumas obras do seu repertório de espetáculos. Chamada de Temporada do FIM, esta ação trará ainda os espetáculos O Que de Você Ficou em Mim, Sertão, Remendo Remendó, O Avô e o Rio eSOBEJO. 

Ao todo, o grupo tem 16 espetáculos, mas só retornará com seis obras, criadas na atual sede, Casa d'A Outra (Politeama), montados pós-saída do Teatro Vila Velha, quando a estética do grupo muda, verticalizando na pesquisa documental, numa relação mais direta com o público.

Vale lembrar que, o grupo já está em processo de criação do décimo sétimo e último espetáculo Pra Você Não Esquecer de Mim, com data de estreia prevista até o final do ano, a depender do repasse da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA).

Serviço 

O quê: Ruína de Anjos 
Quando: 03, 04, 10 e 11 de setembro, às 20h
Onde: Casa d'A Outra – Rua Politeama de Cima, Centro Comercial Politeama, 114
Ingresso: R$ 20 inteira e R$ 10 meia

Página anterior Próxima página
publicidade