Cabelos cacheados bonitos também no inverno

por @jucirribeiro
Lavar os fios na água quente pode causar ressecamento, caspas e frizz



A temperatura cai um pouco e já ligamos o chuveiro no máximo para fugir da água fria. O problema é que temos o costume de tomar banho quente e, consequentemente, lavar os cabelos nesta água. Água quente prejudica muito a saúde dos fios cacheados e crespos, pois além de ressecá-los, retira o brilho e ajuda no aumento das caspas e do frizz.
A alta temperatura da água retira o óleo produzido naturalmente pelos fios que tem função de proteção e lubrificação. Assim, nos cabelos crespos, este óleo não consegue chegar até o fim dos cachos, deixando as madeixas com um aspecto ressecado, quebradiço e com pontas duplas. Mas, com alguns cuidados e tratamentos é possível diminuir os danos da estação. O primeiro deles é evitar lavar a cabeça na água quente. “O ideal é que os cabelos sejam lavados com água fria ou morna, para manter a hidratação natural e o brilho dos fios”, afirma Lucia Santana, coordenadora técnica das cabeleireiras do Instituto Beleza Natural.

Outra medida importantíssima é a hidratação. Ela é fundamental para umidificar os fios, selar as cutículas e evitar que os cabelos percam nutrientes. Produtos com ativos naturais com efeito de hidratação instantânea podem ajudar na recuperação do aspecto de ressecamento. O óleo vegetal de coco, por exemplo, é rico em nutrientes e sais minerais e um excelente hidratante. Ele é o principal ativo natural da nova linha Toda Diva, lançada recentemente pelo Beleza Natural. A linha possui agentes condicionantes, com o objetivo de melhorar a penteabilidade, desembaraçar os cabelos e devolver a maciez e a suavidade dos fios. A fórmula também possui em sua composição agentes emolientes, que melhoram danos como a porosidade e o ressecamento dos cabelos, além de garantir nutrição e redução do frizz. Sua excelente fórmula de hidratação inovadora, contendo 60% de ativos hidratantes, é perfeita para o tratamento dos fios no dia a dia.
Sair com os cabelos molhados também não é uma boa ideia, porque os fatores externos, juntos com a baixa temperatura, podem colaborar para o enfraquecimento dos fios. Uma solução é evitar lavar os cabelos todos os dias e apostar em produtos com ação dayafter. Os produtos da linha Toda Diva ativam a memória do cacho, deixando os cabelos mais lindos no outro dia sem a necessidade de umidificá-los novamente. E como foi feita para o dayafter, o produto pode ficar nos fios por até dois dias sem ressecá-los, porque foi desenvolvido e testado com esta finalidade por crespas e cacheadas”, explica Camila Takasu, gerente de marketing de produtos da empresa.

Página anterior Próxima página
publicidade