Lançamento do Livro “2 de Julho, Independência da Bahia e do Brasil”‏

por Juci Ribeiro
Lançamento do Livro “2 de Julho, Independência da Bahia e do Brasil” será realizado nesta segunda

Um pouco mais sobre a história da “independência” da Bahia e do Brasil poderá ser visto no lançamento do livro “2 de Julho, Independência da Bahia e do Brasil” de Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior e Ubaldo Marques Porto Filho. Com o apoio do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB) e da Casa de Cultura Carolina Taboada, o livro transcreve um importante episódio ocorrido no País.

De acordo com o presidente do IGHB, Eduardo Morais de Castro, a publicação é duplamente comemorada no Instituto, já que a Casa da Bahia é responsável pelos símbolos maiores da verdadeira Independência do Brasil (os carros do Caboclo e da Cabocla), bem como pelo Pavilhão 2 de Julho (no Largo da Lapinha) e pelas festividades do 2 de Julho.

“Esta obra chega no mesmo instante em que o governador da Bahia, Rui Costa, por nossa expressa solicitação, em pronunciamento na Lapinha, no dia 2 de julho de 2015, determinou um estudo para o retorno do ensino da História da Bahia na matriz curricular do ensino público estadual, o qual deve ser ampliado para toda a rede pública e privada, onde o presente livro muito poderá contribuir”, informa.

A publicação será lançada no próximo dia 20 de junho (segunda-feira), a partir das 8h30, no Auditório Bernardino de Souza do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, situado na Av. Sete de Setembro 94 / Av. Joana Angélica 43 – Piedade. O evento conta com o apoio institucional do Conselho Regional de Administração da Bahia (CRA-BA).

Serviço
Lançamento do livro “2 de Julho, Independência da Bahia e do Brasil”
Onde:  Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (Av. Sete de Setembro 94 / Av. Joana Angélica 43 – Piedade.
Dia: 20 de junho (segunda-feira)
Horário: a partir das 8h30
Valor sugerido: Distribuição gratuita.

Sobre os autores:
Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior - Nascido em Salvador, graduado em História pela Universidade Federal da Bahia, Álvaro Pinto Dantas de Carvalho Júnior é mestre em História e professor universitário. Trabalhou como historiador e pesquisador no Arquivo Público do Estado, Fundação Pedro Calmon (Centro de Memória da Bahia) e no Museu de Arte da Bahia. É especialista no desenvolvimento de projetos nos setores da genealogia, história da vida privada, história social, história da Bahia, história política da Bahia, arquivos privados, patrimônio histórico, memória e educação.
Ubaldo Marques Porto Filho - Nascido em Salvador, diplomado em administração de empresas pela Universidade Federal da Bahia, Ubaldo Marques Porto Filho possui dezenas de trabalhos nas temáticas em que é especialista: Era Vargas, Segunda Guerra Mundial, historiografias do Recôncavo, da Estrada Real da Bahia, do Turismo na Bahia, da Indústria dos Charutos e biografias empresariais, familiares e de personagens históricos. Das 27 obras editadas, 14 estão relacionadas ao Rio Vermelho, local da chegada, em 1509, de Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru.  
Instagram @jucirribeiro

-- 
Página anterior Próxima página
publicidade