Projeto Verão transforma Aracaju em grande palco que mistura arte, esporte e música

por Juci Ribeiro
Palco da mistura  arte, esporte e música

Durante o próximo fim de semana, Aracaju realiza o Projeto Verão 2020. Promovido pela Prefeitura de Aracaju em parceria com o Ministério do Turismo, o Festival fomenta o turismo e a cultura na capital sergipana, ajudando a tornar Aracaju, que já é um destino reconhecido por suas belas praias e exuberante patrimônio arquitetônico colonial, parada obrigatória de quem quer aproveitar a estação.

Durante os dias de evento, que, este ano, acontece nos dias 1 e 2 de fevereiro, ocorrem shows musicais com artistas consagrados da música popular brasileira e sergipana, como The Baggios, grupo sergipano que teve o último álbum, “Vulcão”, de 2018, indicado ao Grammy Latino; Paralamas do Sucesso, Cordel do Fogo Encantado, Ira!, etc.


A inciativa, inclusive, é vista pelo baixista dos Paralamas, Bi Ribeiro, como algo fundamental para difundir cultura e garantir uma sociedade com mais cidadania. “Sem a ajuda do Estado, é difícil realizar coisas. Então, é muito importante esse incentivo, porque o que a gente faz também é cultura, ainda mais num projeto como esse, de graça para o povo”, analisa. 

As atrações se apresentarão em dois palcos, no já tradicional espaço de festas da Orla da Atalaia, cartão-postal de Aracaju, na areia da praia, na região da Passarela do Caranguejo.  Já a programação esportiva acontece em três polos: na Orla Por do Sol e nas praias da Aruana e Cinelândia. 


Projeto VerãoA primeira edição do Projeto Verão aconteceu em 2002 e, desde então, a festa se tornou uma referência nacional pela qualidade das atrações que passam pelo palco do evento, pela variedade de atividades, unindo esporte, cultura e lazer, e pela segurança e tranquilidade do público sergipano e de várias partes do Brasil.

O Projeto Verão 2020 é totalmente gratuito e por dia de evento é esperado um público estimado em 150 mil pessoas, gerando forte impacto na economia e nos mais de 54 segmentos que compõem a cadeia produtiva do turismo. 

“É com grande felicidade que trazemos de volta essa grande festa, que marcou as minhas outras gestões à frente da Prefeitura de Aracaju. Nos primeiros anos não conseguimos realizar o evento por conta da situação financeira, mas nos esforçamos, fomos atrás de ajuda, e a festa está de volta. Elaboramos uma bela programação com atrações artísticas e, paralelamente, teremos uma programação de eventos esportivos e culturais. O Projeto Verão é a expressão da nossa cidade e projetará, novamente, Aracaju para o Brasil e para o mundo”, destacou o prefeito da cidade, Edvaldo Nogueira.




Programação paralela

Em paralelo ao Projeto Verão, a Prefeitura de Aracaju realizará, nos dias 1 e 2 de fevereiro, atividades esportivas e cultuais. Sob responsabilidade da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), a arena multicultural é um desses espaços. Ela será instalada no estacionamento da Passarela do Caranguejo, onde aracajuanos e turistas poderão conhecer a produção artesanal de diversos setores da economia criativa na capital, um espaço que gerará renda e troca de informações imprescindíveis para o avanço das ações relativas à cultura no futuro.

A arena, que funcionará das 16h às 20h, será o local a dar contexto aos segmentos variados que utilizam a cultura como forma de desenvolver uma cidade moderna, conectada com as ideias globalizadas, mas também olhando para si própria, aos seus produtores locais e a riqueza do que promovem, fomentando, assim, a economia criativa.

Também acontece a programação esportiva, coordenada pela Secretaria Municipal da Juventude e do Esportes. Desta vez, em três polos: a Orla Por do Sol e as praias da Aruana e Cinelândia, pontos turísticos da capital. Cada um desses espaços receberá profissionais de diversas modalidades, todos envolvidos em oficinas e aulas das mais variadas práticas esportivas.




@sitejuciribeiro
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment