Estudantes do EJA em escola no Garcia / aula sobre melhor aproveitamento dos alimentos

por Juci Ribeiro

Uso de cascas de legumes e talos de hortaliças em sopas, saladas, caldos e cremes, além de evitar desperdício, amplia o repertório para um cardápio nutritivo e saboroso.

Alunos do programa de ensino EJA - Educação de Jovens e Adultos, da Escola Hildete Lomanto, localizada no bairro Garcia, em Salvador, participaram de uma aula diferente na noite da última quarta-feira, 6. Na sala, um chef de gastronomia apresentou à turma conhecimentos básicos sobre como obter o aproveitamento total de alimentos na produção de receitas nutritivas e saborosas.

“Levei para eles, por exemplo, um pastel de forno que tem como base do recheio cascas de batata e cenoura. Uma demonstração prática de como os legumes, verduras e raízes podem ser melhor aproveitados na elaboração de salgados. Também falamos sobre como usar as casas e talos para o preparo de doces, caldos, sopas, cremes e saladas”, explicou Jesus de Almeida, chef de gastronomia da LemosPassos, empresa responsável pela produção das refeições na escola. Participaram da aula cerca de 40 estudantes, que ouviram atentamente e demonstraram muito interesse no conteúdo diferente do habitual e cheio de novidades.

Consuelo Reis, coordenadora pedagógica da escoladestacou como relevante no conteúdo apresentado as noções sobre como usar melhor os alimentos, evitando o desperdício e aumentando o repertório de produção que os próprios alunos poderão fazer em suas casas. “Notamos uma excelente interação dos alunos, atentos ao conteúdo que tem muito a ver com o seu cotidiano. Esperamos que eles possam ser multiplicadores desses novos hábitos”, avaliou a educadora.  

A aula faz parte do planejamento pedagógico do munícipio, desenvolvido pela equipe de nutricionistas da LemosPassos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. A LemosPassos é responsável pela gestão da merenda escolar de 92 escolas de Salvador, para as quais, ações similares vêm sendo desenvolvidas, envolvendo os alunos em aulas dinâmicas relacionadas à uma alimentação mais saudável.


Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário