Festival Transatlântico de Fotografia

Por Juci Ribeiro

Festival Transatlântico de Fotografia terá ciclo de palestras com nomes da cena contemporânea da fotografia

Primeiro evento promovido pelo Instituto Mario Cravo Neto – IMCN, o Festival Transatlântico de Fotografia terá como um dos pontos altos a série de palestras com a participação de nomes da cena contemporânea da fotografia. Gratuito e aberto ao público, o colóquio – que será realizado na Igreja do Passo nos dias 22, 23 e 24 de março – abordará temas que vão da fotografia do cinema à etnografia e terá como palestrantes o gestor do IMCN, Christian Cravo; a curadora geral do Festival de Arte Contemporânea Sesc-Videobrasil, Solange Farkas; os cineastas Sergio Machado e Marco Del Fiolo artista visual, curador e doutor em Semiótica pela PUC de São Paulo Ayrson Heráclito Jamile Borgesprofessora e antropóloga do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA.

Também farão palestras João Machado, fotógrafo que registra as tradições do sertão baiano; Silvio Frota, diretor do Museu da Fotografia de Fortaleza; Bárbara Teles, diretora do Museu Carlos Costa Pinto; Lázaro Roberto, do Zumvi – arquivo fotográfico que reúne a memória do povo negro da Bahia; Rachel Rezende, do Instituto Moreira Salles; Walmyra Albuquerque, professora do Departamento de História da UFBA; Rodrigo Rossoni, professor da Facom e criador do projeto LAB/Foto; o fotógrafo Pedro Vasquez; e Titus Riedl, dono da maior coleção do Brasil de retratos pintados do Nordeste.

O Festival Transatlântico de Fotografia será aberto para convidados no dia 21 de março, às 19h na Casa de Castro Alves (Rua do Passo, 52, Carmo, Centro Histórico). A exposição com fotos de Claudia Andujar, Mario Cravo Neto, Miguel Rio Branco, coleção de retratos pintados de Titus Riedl, entre outros, poderá ser visitada de 22 a 24 de março, das 10h às 18h.

Programação de palestras Festival Transatlântico de Fotografia

Local: Igreja do Passo
As palestras são gratuitas e abertas ao público, mas o espaço tem limitação de lugares

22/03/2019 - sexta -feira
10h30- Christian Cravo (BA) / Solange Farkas (SP)
Tema: O transatlântico na obra de Mário Cravo Neto
14h- Sérgio Machado (SP) / Marco del Fiol (SP)
Tema: A narrativa do olhar
15h30- Ayrson Heráclito (BA) / Jamile Borges (BA)
Tema: A reunião das margens atlânticas

23/03/2019 - sábado
10h30- João Machado (BA)
Tema: O sertão de João Machado
14h- Sílvio Frota (CE) / Bárbara Teles (BA)
Tema: O museu além do acervo
15h30- Raquel Rezende (RJ) / Walmyra Albuquerque (BA) / Lázaro Roberto (BA)
Tema: Fotografias da escravidão e do pós-emancipação - Um histórico da formação de uma identidade visual dos negros na Bahia

24/03/2019 - domingo
10h30- Rodrigo Rossoni (BA)
Tema: O olhar comprometido
14h- Pedro Vasquez (RJ)
Tema: O doce suor amargo de Miguel Rio Branco
15h30- Titus Riedl (CE)
Tema: Coleção retratos pintados

Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário