Sustentabilidade presente na Suíte Romance com Jardim da Casa Cor Bahia

por Juci Ribeiro

Projeto assinado pela Dois A Arquitetura traz materiais e soluções sustentáveis

O projeto Suíte Romance com Jardim da Dois A Arquitetura tem suas referências na sustentabilidade de diversas maneiras. Ao entrar no espaço é possível perceber a valorização e incentivo da entrada de luz natural no ambiente. Os grandes panos de vidro na fachada proporcionam a desejada transparência para a vista da Bahia de Todos os Santos.


A Dois A Arquitetura é o escritório que lança o vidro VIVIX Performa. São vidros de proteção solar desenvolvidos com alta tecnologia e pensado para as características climáticas brasileiras. Eles trouxeram a luz natural que se desejava para o projeto. Além de bloquear 4x mais a entrada de calor que um vidro comum, os vidros escolhidos impedem os raios UV em até 99,6%, protegendo móveis e obras de artes expostos no ambiente. Com isso o projeto proporciona economia de energia elétrica.

Para a composição do projeto, procurou-se uma economia de elementos. A estrutura ganhou soluções simples como os pilares de concreto e parte da laje em balanço, conferindo leveza à fachada principal. O piso ganhou revestimento de empresa 100% nacional que recicla e reutiliza 99,5% de todo o resíduo sólido gerado no processo industrial, além de trazer um frescor natural ao espaço. O porcelanato utilizado é inspirado nas savanas africanas - Noce Savanna, que traz também elegância e requinte ao projeto.


O espaço ainda conta com um generoso jardim repleto de espécies de plantas que ficam visualmente muito bonitas e, é claro, ajudam o meio ambiente. Para compor melhor este cenário uma piscina com borda infinita foi inserida no projeto. Desenhado pela Dois A Arquitetura e executada pela UNLIMITED, a piscina tem um sistema completo automatizado, o que permite menos desperdício, além de consumir menos água e eletricidade, sua construção emite 32 vezes menos CO2 do que de piscinas de concreto. Além disso, conta com sistema de sucção aberta, sendo o mais seguro do mercado.

Outro ponto importante foi o cuidado com a região em que a Suíte Romance foi construída. “O projeto está localizado em uma área tombada historicamente, ou seja, não seria possível realizar um projeto muito agressivo. Por isso o estilo da região foi preservado, todas as políticas de zoneamento foram respeitadas”, comenta Ana Paula Nonato. “Um mito que passa pela cabeça de muitas pessoas é que projetos sustentáveis de arquitetura serão obrigatoriamente caros ou difíceis de colocar em prática em uma residência. Todos devem tirar essa ideia da mente e perceber que ajudar o planeta é muito mais simples e barato do que se imagina”, disse Ana Cláudia Nonato.

A Suíte Romance com Jardim em homenagem à cantora Claudia Leitte fica exposta na Casa Cor Bahia até domingo (11), na Chácara Baluarte, no bairro de Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. Os ingressos custam R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia).

--
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário