PROJETO QUABALES VAI INAUGURAR CENTRO CULTURAL NO NORDESTE DE AMARALINA

por Juci Ribeiro

A força musical oriunda da percussão baiana com a linguagem americana do show STOMP vai ecoar pelo bairro de Nordeste de Amaralina, na próxima quarta-feira (10 de outubro), quando será inaugurado o Centro Cultural do Projeto Quabales, criado por Marivaldo Santos e Fernanda Mello. O evento vai reunir, a partir das 18h, diversos integrantes e apoiadores do projeto social que tem na música e na arte as ferramentas para o combate as drogas e a violência, nas comunidades de Salvador.
A história do Quabales nasceu quando o músico multi instrumentista Marivaldo Santos, ainda muito jovem, foi para os Estados Unidos, em busca de novas oportunidades. Lá, começou a integrar o elenco do show percussivo STOMP, em cartaz há mais de 20 anos na Broadway, em Nova York. A partir daí, com a esposa Fernanda Mello, ele quis trazer a experiência musical para sua comunidade, em Nordeste de Amaralina.

Com a ideia de compartilhar conquistas e experiências de vida com jovens que não tinham acesso a cultura e educação, nasceu o Quabales. O nome do projeto teve como inspiração um instrumento criado por Marivaldo Santos que tem o mesmo nome: “Qua”, pelo fato do instrumento ter quatro bocas, e “bales”, por ter o formato de um Timbales. 
Com tamanha expressão musical e percussiva, o projeto foi além e ganhou os palcos. O Quabales Show, que traz uma linguagem que mistura a expressão do STOMP, com o hip hop, o canto, o som eletrônico e os movimentos corporais, criou uma linguagem mundial. O grupo já se apresentou em grandes eventos, como o Rock In Rio, no Brasil, e o Montreaux Festival, na Suíça, e também já dividiu o palco com artistas como Margareth Menezes e CeeLo Green.

Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário