Fábio Duarte apresenta mostra fotográfica na Galeria ACBEU

Por Juci Ribeiro



Fábio Duarte apresenta mostra fotográfica na Galeria ACBEU

Até o dia 3 de novembro está aberta na Galeria ACBEU, no Corredor da Vitória, a Mostra Fotográfica “Autorretratos: guardar uma coisa, iluminá-la e ser iluminado por ela”, do artista visual baiano Fábio Duarte. A exposição conta com Diógenes Moura como curador convidado.
A mostra apresenta trabalhos que foram feitos desde 1999 e se utilizam de diferentes recursos, como linguagem cinematográfica, vídeo, fotografia analógica e de dispositivos móveis, pinhole, e da performance para falar de questões existências e espirituais na contemporaneidade. Serão 19 composições fotográficas e um vídeo.
“São técnicas variadas em diversas imagens da cidade de Salvador que venho fazendo desde 1999 junto a pesquisa do autorretrato que desenvolvo desde 2004. Revirar o baú e buscar as imagens analógicas veio de uma provocação do curador que pediu que eu pensasse no autorretrato sem meu corpo presente nas Imagens. Foi especial rever as imagens antigas procurando essa autorreferencialidade”, diz Fábio.
Muitos dos autorretratos apresentados foram elaborados na floresta amazônica, onde o artista esteve por duas semanas realizando vivência com povos ribeirinhos e isolados da floresta. O trabalho foi realizado através do edital “Olhares Brasileiros” promovido pela Funarte e Sacatar, em uma Residência Artística no estado do Acre, em 2016.
O artista tem 41 anos e é natural de Ipiaú, Bahia. Trabalha como fotógrafo em produções teatrais e cinematográficas desde 1999 em Salvador, ano onde também ingressou no curso de Artes Plásticas da UFBA. Entre 2002 e 2003 aprofunda seus estudos em Performance na Universidad Politécnica de Valência, Espanha. Formou-se Bacharel em Cinema pela Universidade Estácio de Sá no Rio de Janeiro em 2010.
“Como artista investigador do autorretrato me utilizo do cotidiano, do autorreferencial para dialogar com questionamentos mais amplos, coletivos e do ser humano na atualidade. Podemos entender o autorretrato como um espelho do artista, porque nele se espelha e se reflete além da sua imagem, a imagem de seu mundo, de sua época e de seus valores”, detalha. 
A exposição fica aberta ao público até 3 de novembro, na Galeria ACBEU, entre 14h e 20h, de segunda a sexta, e tem entrada gratuita.

Serviço:
O que: Mostra Fotográfica Autorretratos: guardar uma coisa, iluminá-la e ser iluminado por ela, de Fábio Duarte
Quando:  até 3 de novembro, das 14h às 20h, de segunda à sexta-feira;
Local: Galeria ACBEU – Corredor da Vitória

Público: Livre



@sitejuciribeiro
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário