Exposição inédita exalta o feminino, no Shopping da Bahia

por Juci Ribeiro


Exposição inédita exalta o feminino, de 4 a 21 de outubro, no Shopping da Bahia

A exposição reúne retratos de dezesseis mulheres que resgataram a autoestima após emagrecerem

Dezesseis mulheres foram retratadas pela fotógrafa paulista Priscila Felipe para a exposição “Seu sonho virou arte”, que ficará em cartaz de 4 a 21 de outubro, no Shopping da Bahia (Alameda Luís Gama, no 3º piso). Todas elas têm algo em comum: são mulheres que recuperaram a saúde, a autoestima e a qualidade de vida depois de terem sido submetidas ao tratamento cirúrgico contra a obesidade. A exposição é resultado do trabalho realizado para o Miss Bariátrica, concurso pioneiro no gênero no país, que é promovido há seis anos pelo NTCO (Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade). O tema deste ano foi desenvolvido em parceria com a fotógrafa e reúne retratos no tamanho de 60 cm x 80 cm das finalistas do Concurso 2018, que aconteceu em agosto em Salvador. A exposição conta com o apoio do Shopping da Bahia, Bahiagás e MidiaClip.
A técnica fotografia de retrato usada por Priscila Felipe tenta captar um pouco da personalidade das mulheres fotografadas. Para tanto, a fotógrafa fez um trabalho de consultoria de estilo com cada uma delas e usou recursos como iluminação de estúdio e direcionamento de pose.
Para uma das mulheres retratadas, a técnica de enfermagem,Emanuela de Araújo Menezes, 36 anos, eleita a Miss Bariátrica 2018, participar do ensaio fotográfico foi uma experiência mágica e única. “As poses e os sorrisos foram extraídos de mim de uma forma muito natural, leve, cheia de diversão e não é à toa que obtivemos esse resultado. Fui tratada como uma verdadeira modelo”, disse Emanuela, que há 3 anos fez uma cirurgia bariátrica e conseguiu eliminar 43 quilos.
“A saúde emocional tem a ver com a autoestima, estas mulheres tiveram a possibilidade de resgatar o amor próprio e o autocuidado a partir deste emagrecimento”, afirma Hélder Farias, psicólogo da equipe do NTCO. “Este novo corpo é a possibilidade de um novo contrato de cuidado consigo e o Miss Bariátrica é a possibilidade de buscar no outro este reconhecimento, algo que todos nós buscamos”, acrescenta. 

“Beleza é algo surpreendente. Quando você se sente bem consigo mesma, fica bela. É algo seu, que vem de dentro para fora”, afirma a fotógrafa Priscila Felipe. “Mostrar as pessoas como eu as vejo tornou-se uma grande paixão no fazer dos meus retratos. A mulher não tem que ser perfeita. Neste trabalho, eu valorizo todo tipo de forma física e durante o ensaio fotográfico e todo o processo de construção das imagens, as mulheres ressignificam seu próprio corpo, sua autoimagem e seus propósitos de vida, profissionais e pessoais”, conclui Priscila.

Sobre o Retrato Boutique

O Retrato Boutique, marca da fotógrafa Priscila Felipe, é caracterizado como fotografia estilo editorial, tendo foco na exaltação da autoestima feminina com uma abordagem muito particular - desde a consultoria de estilo até a construção na direção de poses que ocorre durante o ensaio fotográfico. A experiência, como um todo, oferece uma oportunidade singular para a mulher conectar-se consigo mesma através do uso de linguagem simbólica e descritiva, como atribuição de cores, formas e analogias, proporcionando um novo sentido na percepção que ela tem de si própria, sendo essa experiência eternizada na impressão final.

Sobre o NTCO

Com 17 anos de fundado, o Núcleo de Tratamento e Cirurgia da Obesidade (NTCO) atua no tratamento clínico e cirúrgico da obesidade e suas comorbidades. Como agente social na luta contra a doença, o NTCO conta com equipe multidisciplinar com cirurgiões, endocrinologista, oncologista, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, pneumologista, educador físico e fisioterapeuta, oferecendo todo suporte necessário para uma abordagem integral do paciente. A clínica é dirigida pelo cirurgião bariátrico, Erivaldo Alves, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM).

Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário