É HEXA: DAVID BASTOS ASSINA PELA SEXTA VEZ O MASTERPLAN DA CASACOR BAHIA

Por Juci Ribeiro.                                                     

É HEXA: DAVID BASTOS 

A CASACOR Bahia chega à sua vigésima quarta edição esse ano e, no time de arquitetos e designers que fazem parte da história do evento, um tem especial relação com a mostra. É o arquiteto David Bastos. Tendo participado de 16 edições, ele foi responsável pelo masterplan em cinco edições e agora parte para o sexto.

Masterplan, para os não-familiarizados, é o nome que se dá ao projeto geral do espaço, elaborado para garantir sua melhor ocupação e aproveitamento. “Para mim assinar pela sexta vez o masterplan da CASACOR Bahia é sinônimo de prestígio. Estou muito feliz”, comemora o arquiteto.

Para refrescar a memória, o masterplan da mostra levou a assinatura de David nas edições de 1998 (no Trapiche), 1999 (no Porto da Barra), 2002 (Pituba), 2010 (no Morro Ipiranga) e em 2017 (Barra). Com essa expertise acumulada, David afirma que para desenvolver um masterplan, algo fundamental é funcionalidade.

“É necessário compreender o objetivo de cada espaço para oferecer a melhor utilidade”, conta ele que tem defendido a bandeira dos espaços usáveis ao longo de sua carreira. Para a edição que acontece até 11 de novembro, o arquiteto revela que preparou um masterplan especial para valorizar a localização do evento.

Esse ano, a mostra ocupa pela segunda vez a Chácara Baluarte, um charmoso casarão histórico datado do século XIX e localizado no Santo Antonio Além do Carmo, com uma vista deslumbrante para a Baía de Todos os Santos. “Pensamos num masterplan para proporcionar conforto aos visitantes. Quem passar pela CASACOR Bahia esse ano pode esperar espaços bem distribuídos e voltados para a contemplação da paisagem no entorno”, observa.

Sobre o arquiteto
Nascido em uma família de médicos, David Bastos fez diferente e se formou em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia. Passou por órgãos públicos, áreas de habitação popular, planejamento urbano e hoje sua fama atravessa as fronteiras do estado. Renomado, possui escritórios em Salvador e São Paulo, onde conta com uma equipe de profissionais jovens e experientes. No currículo, soma mais de 700 trabalhos residenciais e corporativos. 

Sobre a CASACOR Bahia
Pioneira no Nordeste, a CASACOR Bahia é atualmente a maior em número de visitantes fora do eixo Rio-São Paulo. Com 24 anos de existência, a mostra foi vanguardista na região e revelou muitos dos nomes baianos da arquitetura e do design de interiores que, posteriormente, vieram a fazer sucesso fora do estado — principalmente nas mostras paulistas. Como a sua marca é a inovação, CASACOR Bahia ousou em muitas edições. Já teve sede em um galpão (Trapiche Adelaide), em uma Estação Ferroviária (da Calçada) e no Cais Porto (Comércio). Além disso, muitos edifícios históricos de Salvador e seus entornos se beneficiaram com a revitalização após terem sido sedes da mostra, entre eles o Mercado do Ouro e Museu du Ritmo.

Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário