Por dentro da Casas Conceito # 3

Por Juci Ribeiro

Arquitetura, decoração e arte


Fotografia de Adriana Duque no Studio Pitangueira, de Nathalia Velame

Além dos móveis e objetos cuidadosamente selecionados pelos profissionais que participam da Casas Conceito, as artes visuais, em suas diversas linguagens, vêm chamando atenção na composição do décor dos ambientes. Com mais de três décadas dedicadas ao mercado de arte local, a marchand Rita Câmara  curadora artística da mostra  comemora essa valorização. “O que me deixou bastante satisfeita foi constatar que tanto os profissionais quanto as galerias envolvidas tiveram o cuidado de selecionar o que há de mais interessante e representativo na produção artística local”, ressalta a marchand.

Telas, esculturas, arte popular, arte sustentável e, principalmente, a fotografia estão presentes na maioria dos ambientes. Para Rita, a fotografia na era digital deu à decoração uma possibilidade a mais de utilização de imagens em várias dimensões e formatos, aquecendo o mercado de "fotografias decorativas". Mas, para quem está pretendendo começar uma coleção de arte, é preciso saber diferenciar a fotografia decorativa da foto-arte, que são as fotos assinadas e editadas. “A foto-arte faz parte de um portfólio de fotógrafos-artistas que têm suas obras reconhecidas e inseridas no mercado de arte e cultural”, ensina Rita. “Um belo exemplo de foto-arte é o trabalho da fotógrafa colombiana Adriana Duque, no Studio Pitangueira, de Nathalia Velame”, aponta.

Sobre a inserção da arte popular na mostra, Rita lembra que sempre esteve presente no contexto dos projetos. “Pernambuco, Rio de Janeiro e Minas Gerais sempre souberam utilizá-la com maestria; de um tempo para cá é visível sua utilização em maior escala por profissionais brasileiros”.A arte popular está na Pocket Galeria Carnaúba, da arquiteta cearense Sâmia Moura; no Home Cinema Umbuzeiro, da designer Nágila Andrade, no Living Bambu, das arquitetas Eliane e Laís Kruschewsky, no Living e Jantar Jaboticabeira, de Rogério Menezes, entre outros. 


Conheça um pouco dos ambientes que privilegiaram a arte, na Casas Conceito:

Pocket Galeria Carnaúba

Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário