Fórum Agenda Bahia 2018 discute humanização e tecnologia

por Juci Ribeiro

O seminário Sustentabilidade do Agora é o primeiro evento do fórum esse ano, com palestras, painel, workshop e oficinas no dia 08 de agosto das 09h às 17h30 na Fieb em Salvador
Refletir sobre o impacto da inteligência artificial na sociedade, nas cidades, nos negócios, no cotidiano e no modo que humanos podem atuar em conjunto com as máquinas na sociedade, para promover o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável. Esse é o objetivo do 
Agenda Bahia 2018, que esse ano chega à sua nona edição, com o tema Para o futuro, Humanize[se].
O primeiro evento do fórum será o seminário Sustentabilidade do Agora, no dia 08 de agosto, a partir das 09h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb). As inscrições podem ser feitas pelo sitewww.agendabahiacorreio.com.br   
Durante todo o dia, palestras, painel, workshop e oficinas com especialistas do Brasil e do mundo pretendem discutir questões como: de que forma o homem torna-se obsoleto diante da revolução tecnológica? Como aliar a criatividade humana à linguagem das máquinas?  
Sustentabilidade do Agora
O seminário Sustentabilidade do Agora traz uma programação dividida em dois momentos, com a realização de seis atividades ao longo do dia. Pela manhã, acontecem duas palestras e um painel.
Quem abre as atividades às 09h30 é o diretor da consultoria internacional Arup e professor de desenvolvimento sustentável e resiliência urbana, Pablo Lazo, com a palestra Salvador Humana. Lazo vai abordar como as cidades ao redor do mundo estão investindo em sustentabilidade, resiliência e tecnologia para enfrentar os novos tempos e de que forma esses exemplos podem inspirar Salvador.
Às 10h, o diretor da Yunus Brasil Negócios Sociais e mentor internacional em programas globais de empreendedorismo, Rogério Oliveira, apresenta palestra intitulada Yunus: A Transformação das Cidades pelos Negócios. Na ocasião, Rogério vai contar como sua parceria com Muhammad Yunus, prêmio Nobel da Paz, apresenta resultados também no Brasil, através da Yunus Negócios Sociais, além de mostrar exemplos como a Ama, iniciativa da Ambev desenvolvida a partir de um programa de aceleração de grandes empresas, com 100% do lucro destinado para projetos de combate à seca no semiárido brasileiro.
Comentarista de economia da Globo News e colunista do jornal O Globo, a jornalista Flávia Oliveira comanda talk show com os palestrantes, após as respectivas apresentações. Fechando o turno da manhã, das 11h às 12h, acontece o painelSustentabilidade do Agora: como pessoas e cidades se preparam para era cognitiva.
No painel, Pablo Lazo e Rogério Oliveira vão discutir com a plateia temas como inteligência artificial, big data, tecnologias verdes, economia criativa e revolução 4.0. O objetivo é provocar uma reflexão sobre os desafios da sociedade em rede e os novos modelos de negócio, sociedade e cidades numa economia em constante transformação.
À tarde, a programação segue de forma mais prática com workshops e oficinas. Das 14h30 às 17h30, acontece o workshop Economia circular: ecossistemas para as cidades do futuro, ministrado pela diretora de resiliência da Prefeitura Municipal de Salvador. Voltado para convidados como empreendedores, gestores públicos, acadêmicos e especialistas em sustentabilidade, o objetivo é reunir especialistas para debater uma nova agenda para a cidade, buscando soluções e contribuições para essa vivenciar uma fase de transição da economia.
Conduzida por Rogério Oliveira, a oficina Yunus: como criar um negócio social através da sua empresa acontece das 14h30 às 16h. A oficina é uma oportunidade para empresários, empreendedores, gestores públicos e demais interessados. Durante a encontro será possível aprender como utilizar a Social Business Canvas, ferramenta aplicada pela Yunus Brasil para descrever, desenhar e criar modelos de negócios sociais.
A terceira oficina Dados Abertos e robôs: a revolução nas cidades pelo cidadão ocorre das 16h às 17h30, com condução de Juan Torres, gerente de projetos da Escola de Dados. Aberta ao público, a oficina vai abordar como o acesso a dados abertos e o uso da tecnologia para tratá-los e criar narrativas pode revolucionar o exercício da cidadania e melhorar a qualidade de vida nas cidades. Os participantes também vão aprender a analisar uma base de dados.
Realizado pelo jornal Correio, com patrocínio da Revita, e apoio institucional da Fieb, Fundação Rockefeller e Rede Bahia, o Agenda Bahia é gratuito.
Agenda Bahia – Criado em 2010 para promover discussões sobre inovação, competitividade, qualificação e sustentabilidade, o Fórum Agenda Bahia se consolida como o evento mais importante para o desenvolvimento econômico e social do estado ao propor o debate de assuntos estratégicos para a Bahia.
Em oito edições já realizadas, o fórum recebeu 8,5 mil pessoas que participaram de 235 atividades entre palestras, painéis e oficinas. No evento, já estiveram grandes nomes nacionais e internacionais como Pavan Sukudev, Oscar Motomura, Naeem Zafar, Rachel Biderman, Carlos Cadena, Zica Assis e Eduardo Gianetti.
Mais informações sobre o evento podem ser obtidas emhttp://www.agendabahiacorreio.com.br/
Programação
Manhã
9h – Abertura institucional 
9h30 – Palestra Salvador Humana, com Pablo Lazo,
9h30 às 10h – Talkshow do palestrante com a colunista do jornal O Globo e comentarista da Globonews, Flavia Oliveira
10h – Palestra Yunus: A Transformação das Cidades pelos Negócios, com Rogério Oliveira
10h30 às 11h - Talkshow do palestrante com a colunista do jornal O Globo e comentarista da Globonews, Flavia Oliveira
11h às 12h – Painel Sustentabilidade do Agora: como pessoas e cidades se preparam para Era Cognitiva?, com Pablo Lazo e Rogério Oliveira
Tarde
 14h30 às 17h30 – Workshop Economia Circular: ecossistemas para as cidades do futuro, com Adriana Campelo
14h30 às 16h – Oficina Yunus: Como criar um negócio social através da sua empresa, com Rogério Oliveira
16h às 17h30 - Oficina Dados abertos e robôs: a revolução nas cidades pelo cidadão, com Juan Torres,

SERVIÇO:
O quê: Fórum Agenda Bahia 2018/ Seminário Sustentabilidade do Agora
Quando: 08 de agosto
Onde: Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb)
Horário:  9h às 17h30
Valor: gratuito, com inscrições pelo sitehttp://www.agendabahiacorreio.com.br/
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário