Festival Cultural e Gastronômico Tempero Bahia

por Juci Ribeiro

            Festival Cultural e Gastronômico Tempero Bahia apresenta pratos à base de Palmito Pupunha

Chefs de Salvador e de outros estados prometem aquecer a gastronomia baiana, de 15 a 26 de agosto. 


De sabor suave, baixo teor calórico e bastante utilizado na gastronomia brasileira, o palmito pupunha será o motivo de inspiração e criatividade dos chefs que participarão do 2º Festival Cultural e Gastronômico Tempero Bahia, que acontece em Salvador de 15 a 26 de agosto. O evento começa no dia 15, com jantar no restaurante Origem, comandado pelos donos da casa, Fabrício Lemos e Lisiane Arouca, que terão como convidado o chef Bruno Katz, do restaurante carioca NOSSO. A partir do dia 16, moradores de Salvador e turistas poderão conhecer e desfrutar da gastronomia dos restaurantes participantes, saboreando diversas sugestões elaboradas com o pupunha, sendo um ótimo convite para o público provar os diferentes temperos dos restaurantes da cidade. 
,

Na praia do Flamengo , o Lôro Stella Maris servirá o Salmão Grelhado com Bi-Gratinado de Pupunha e Espinafre, criado pelo chef Valdir Santos. Na Casa di Vina, no Farol de Itapuã, a chef Maria das Graças sugere um Risoto de Palmito Pupunha e Camarão Pistola. Pensando nos adeptos do vegetarianismo, as chefs Ana Robéria, do Bella Gourmet Bistrô, e Anna Angelino, do Bella Napoli, criaram duas opções de pratos para o Festival, o convencional e o vegetariano. No Bella Gourmet as alternativas são Risoto de Pupunha com Filé ao Molho de Jaboticaba e o Risoto de Pupunha com Brócolis, Mix de Cogumelos, Pesto e Tomates Cereja Assados. Já o Bella Napoli propõe o Prime Rib Suíno em Crosta de Ervas com Risoto Crocante de Prosciutto e Pupunha e Molho Shimeji e Tortelone de Legumes Defumados com Capim Santo, ao Molho de Abóbora e Alho Negro em Pupunha

No Restaurante SENAC Casa do Comércio, na Avenida Tancredo Neves, o chef Cristiano Ribeiro preparou a Moqueca de Pupunha ao Perfume da Baiana. No Salvador Shopping, o chef e sushiman Julio Cesar, do Gattai, criou o inusitado Palmito  Pupunha Maki, e Danilo Fernandes, do Restaurante Al Mare, propõe o Polvo com Trilogia de Pupunha. No Itaigara, a chef Emanuele Nascimento, do The Butcher House, chega com a proposta do prato Prime Rib de Novilho com Pupunha Assada, Pesto, Tomates e Quiabos Tostados. O chef Beto Pimentel, do Paraíso Tropical, no Cabula, aposta suas fichas na exótica Moqueca de Camatoba, uma combinação de camarão com tarioba e palmito pupunha.

Para o restaurante Casa de Tereza, a chef paulista Viviane Gonçalves, do restaurante Chef Vivi, em São Paulo, assina o prato Fios de Palmito Pupunha com Molho de Parmesão, Figo Marcado no Mel In Natura, Lâminas de Tubérculos e Flor de Jambu. Ainda no mesmo bairro, o chef Celso Vieira, do Pasta em Casa, oferecerá Tortelli Verde de Vitelo ao Creme de Pupunha e o Bottino, do chef Claudio Bottino, apresentará o Salmão ao Molho de Camarão com Risoto e Gremolata de Pupunha, nas unidades do Rio Vermelho e Convento do Carmo, em Santo Antônio Além do Carmo. Já a chef Andrea Nascimento, que comanda o Restaurante Solar, com endereços no Rio Vermelho e no Palacete das Artes, na Graça, assina o prato Camarão na Moranga com Pupunha Gratinado com Catupiry. No Varanda Gourmet, do chef Sandro Borges, o prato será o Shoulder de Cordeiro do Sol com Palmitos Grelhados no Redenho e Queijo de Iogurte com Hortelã.

No Restaurante Carvão com endereço no  Jardim Apipema, o chef convidado é o alagoano Vitor Generoso ,do Divina Gula, em Maceió, que assinará o prato  Costela de Boi Desossada, Prensada e Glaceada, Pupunha Grelhado na Manteiga de Ervas, Quiabo Tostado e Farofa de Milho Crocante. O Coentro Gastronomia Afetiva, da chef Karine Poggio, na Barra levará à mesa o Spaghetti de Pupunha com Frutos do Mar. No Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, o chef convidado, o goiano Ian Baiocchi, do Iz, promete conquistar o paladar dos amantes da gastronomia, com o Badejo com Gremolata de Laranja Bahia, Pupunha Assada com Mel e Óleo de Carvão, Tartar de Banana e Paçoca de Rabada. No Amado, o chef Ricardo Brito servirá o Peixe Grelhado com Pupunha, Aspargos e Manteiga de Amêndoas, e no Cuco Bistrô, no Pelourinho, o prato do Festival será Filé de Pescada Crocante com Palmito Pupunha Fresco em Duas Texturas, com Molho de Tomate ao Mel, assinado pelo chef João Silva. 

Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário