Escritor baiano lança livro sobre momento caótico da política brasileira

por Juci Ribeiro

O jovem escritor baiano Matheus Peleteiro, 22 anos, lança no próximo dia 17 de agosto (sábado), a partir das 17h, Livraria Cultura do Salvador Shopping, seu mais novo projeto “O Ditador Honesto”. Este é o quinto livro do estudante de Direito, que já publicou outras obras, caminhando entre gêneros como novela, poesia, romance e contos.

Em um tom bem-humorado, mas nem por isso menos profundo e realista, a sua mais nova obra literária apresenta uma satírica distopia política ambientada em 2026, narrada por um assistente jurídico que assiste ao seu chefe, inconformado com a posição social que lhe adquiriu em meio ao caos coletivo estabelecido, ceder ao seu impulsivo desejo de alterar as estruturas sociais.

Inspirado por autores como Ray Bradbury, George Orwell e Aldous Huxley, o autor — com certa dose de ironia e tristeza — traz à tona o vislumbre de um apocalipse social e político no Brasil em um futuro não muito distante. O romance vai muito além da dicotomia direita e esquerda, dialogando com obras literárias como “A Revolução dos Bichos”, “Fahrenheit 451” e obras cinematográficas como “Ele está de volta”.

A ideia de escrever um livro que retrata a atual conjuntura do país surgiu após o autor acompanhar algumas mobilizações populares no Brasil, mas que pareciam nunca ser ouvidas.

“Escrevi este livro pois fui a alguns protestos em que reivindicavam o preço do ônibus, outros que gritavam “fora Temer” e, em todos eles, me sentia mudo. Não conseguia gritar. Não via sentido. Tudo parecia não dizer nada. Para completar, logo após os protestos, anunciavam barbaridades políticas nos noticiários. Então, de repente, me peguei escrevendo e escrevendo um romance com o intuito de expor o quão ridículo era aquilo tudo a fim de construir um desdenhoso protesto. O livro não trata somente de política, mas de todos os comportamentos que influenciam na manutenção do caos político em que vivemos, sobretudo a hipocrisia”, destacou, Peleteiro.

Em 2015, o jovem escritor lançou o seu primeiro romance, “Mundo Cão”, pela editora Novo Século. Em 2016, lançou “Notas de um Megalomaníaco Minimalista” (editora Giostri) e o livro de poemas “Tudo Que Arde Em Minha Garganta Sem Voz” (editora Penalux). Já em 2017, publicou “Pro Inferno com Isso”, seu primeiro livro de contos.

Além de Salvador, nos dias 11 e 12 de agosto, Peleteiro estará lançando o seu livro, na Bienal do Livro de São Paulo, no stand da Editora Futurama.

Serviço:
Lançamento do livro “O Ditador Honesto”
Local: Livraria Cultura do Salvador Shopping
Data: 17 de agosto
Horário: 17h
Preço: R$ 35

Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário