PROJETO TRANSFORMA A AUTOESTIMA DE GESTANTES ATRAVÉS DA FOTOGRAFIA

por Juci Ribeiro


Futuras mães relatam os medos durante a gestação e os desafios a superar em histórias surpreendentes

Valorizar a beleza e resgatar a autoestima da mulher gestante em situações de desigualdade, incluindo-as na sociedade através da fotografia, é o principal objetivo do projeto Renascimento. Criado pelo fotógrafo itabunense Talles Borges, o projeto nasceu em março deste ano, após um período de reflexão sobre o impacto transformador que a fotografia pode ter na vida das pessoas, principalmente aquelas que são invisíveis em nossa sociedade.
“Tornar essas mulheres visíveis, mostrar a importância delas em nossa sociedade promovendo mais igualdade sempre foi o meu maior objetivo. Ver a felicidade e a satisfação no rosto delas, essa é a melhor parte do trabalho, pois nos emocionamos junto com elas e esse feedback faz com que o objetivo do projeto esteja alcançado. Acredito que com o processo e resultado final do projeto, essa mulher acaba se encontrando de uma forma jamais vista por ela antes e por outras pessoas do seu próprio círculo social. O trabalho de cada colaborador da equipe e principalmente do fotógrafo é ressaltar a beleza e pontos positivos de cada uma respeitando a sua individualidade” comenta Talles.

Dentre as centenas histórias emocionantes já recebidas no e-mail do projeto, está a da gestante Adriana Oliveira, de 23 anos, moradora de Ilhéus na Bahia, que recentemente perdeu o seu marido para meningite ainda grávida. Sem saber o que fazer, Adriana encontrou no projeto forças para se amar e seguir em frente com tarefa de ser mãe.
“Quando descobri minha segunda gravidez, eu e meu esposo ficamos alegres, pois havíamos planejado há tanto tempo, mas infelizmente no dia 14 de janeiro desse ano (2018), meu marido veio a falecer. Me vi sem chão, pois foram oito anos de muito amor. Dias passaram e me vi em uma situação difícil, eu e meu filho Abraão de apenas seis anos. A pergunta que estalou em minha mente: e agora, o que vai ser da minha vida? ” Relatou Adriana enquanto participava do projeto.
Para participarem do projeto Renascimento, as gestantes devem se inscrever por meio do e-mail contatoprojetorenascimento@gmail.com, preenchendo o nome, sobrenome, idade, cidade, estado, duas fotos de rosto e o tempo de gestação. Feita a inscrição as gestantes passam por uma seleção, onde é necessário cumprir alguns requisitos como ter renda familiar abaixo de dois salários mínimos (limite de 0 a R$2.004,00), além de escrever um texto curto contando um pouco da história de vida.
Ao final do ensaio, as futuras mamães ganham o ensaio em formato digital, com fotos editadas e tratadas, como lembrança desse momento lindo que é a gestação. Para conferir os ensaios já realizados, acesse a página do projeto nas redes sociais:

Sobre Talles Borges
De Itabuna, na Bahia, Talles Borges é Fotógrafo e Fundador do Projeto Renascimento. É formado pelo Instituto Internacional de Fotografia em São Paulo, se especializou posteriormente em Fotografia de Moda e Retrato e Arte Contemporânea pelo Instituto Europeo di Design e Porão das Artes no Parque do Ibirapuera.

Colaboradores:
Ricardo Rodrigues (Proprietário e Hairstylist do Studio Ricardo Rodrigues Beauty)
Lejla Serafim (Maquiadora e Influenciadora Digital no Universo da Beleza)
José Antônio Loyola (Pedagogo)
Renato Peruzzo (Letrólogo e Mestrando em Letras)


Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário