Os arquitetos baianos Cristina e Gilberbet Chaves aprestam novo projeto: O RANCHO DA VILA

por Juci Ribeiro

Da união de pai e filha nasceu um projeto que encanta aos olhos pela beleza natural e toda a mistura harmoniosa do rústico com o sofisticado. Os arquitetos baianos Cristina e Gilberbet Chaves, reformaram e decoraram o Rancho da Vila, sítio do casal de empresários Tatiana Amorim e Leandro Reis,

 situado em Feira de Santana (BA). Foi refazendo o projeto dessa fazenda que eles chegaram a uma sintonia ideal para o casal, que tem prazer em reunir a família e receber os amigos. São sete suítes no total, três para a família e quatro para os convidados. O coração da casa é a área de refeições, que fica no lado externo e tem churrasqueira, forno de pizza e fogão à lenha. “É onde tudo acontece”, diz a proprietária.


O objetivo maior da reforma foi focar no conforto da casa do sítio que para os proprietários, estava desconfortável. Os móveis em madeira de demolição e os tons terrosos dão o toque ainda mais acolhedor ao ambiente. A sala ampla repleta de confortáveis estofados é o espaço perfeito para um longo bate papo em meio a objetos de decoração, antiguidades e os livros de arte que trazem requinte ao ambiente. Um destaque para os jardins que convidam ao deleite e descanso em total integração com a natureza.


A cozinha, com sotaque mineiro, traz uma releitura do forno à lenha na composição de um espaço gourmet equilibrado, que vai do despojamento bucólico sem esquecer a funcionalidade. A partir da cartela de cores usada na pintura das portas e janelas a casa ganhou ares de modernidade mantendo a simplicidade característica.

“Nossa proposta foi concentrar apenas os ambientes sociais e todos os quartos na construção original, englobando, para isso, as varandas já existentes”, lembra Gilberbet, profissional que em 1960 assinou a reforma da casa dos escritores Jorge Amado e Zélia Gattai, no bairro do Rio Vermelho. “Já a cozinha foi projetada em uma unidade separada para evitar barulho dentro de casa”, conta Cristina.


O projeto ganhou destaque na edição de março da revista Casa e Jardim. Na publicação, uma reportagem de 12 páginas contendo fotos e imagens sobre  o Rancho da Vila.
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário