Instituto CCR traz projeto de oficinas de fotografia para estudantes de escolas públicas

Por Juci Ribeiro


Projeto FotoArte é um circuito de exposições e oficinas educativas que propõem a reflexão através da fotografia e conta com o apoio da CCR Metrô Bahia


O projeto FotoArte vai trazer mais uma vez para a Bahia o PhotoTruck -  caminhão de fotografia preparado para proporcionar uma experiência completa de aprendizagem para os participantes por meio de oficinas educativas. A jornada cultural ensina sobre o universo da fotografia de forma lúdica e prática, propondo aos alunos a reflexão sobre o mundo através de um olhar mais crítico. A ação será desenvolvida em Salvador e Lauro de Freitas, a partir do dia 16 de abril. Em Salvador, a ação ocorrerá no Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira e Colégio Estadual Governador Roberto Santos. Já em Lauro de Freitas, serão os alunos do Colégio Estadual Kleber Pacheco e Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão a participarem do projeto.
Para conhecerem de perto como a imagem é formada dentro de uma câmera fotográfica, os participantes irão entrar na ‘câmera-escura’, um ambiente instalado no PhotoTruck – unidade móvel de fotografia que simula o interior de uma câmera máquina fotográfica gigante. Os estudantes vão observar ao vivo a imagem de fora sendo projetada em um painel, exatamente como acontece dentro das câmeras para a criação de uma fotografia. Depois de assistirem a um vídeo e um bate-papo com os educadores do projeto, será a vez de botar a mão na massa. Nesse momento, cada estudante vai receber um smartphone para fazer uma foto e escrever uma legenda sobre o significado da imagem criada. Depois, as imagens serão impressas no formato de Polaroid e entregues aos novos fotógrafos. O PhotoTruck deverá atender cerca de 270 alunos.

Ação com professores
Além do atendimento aos alunos das quatro escolas que irão participar do projeto FotoArte, cerca de 15 professores serão capacitados em oficinas com conteúdo exclusivo, incentivando o uso da fotografia como ferramenta de ensino dentro da sala de aula. Ao final das atividades, as escolas ainda irão receber exposições em formato de lambe-lambe com todas as imagens criadas pelos participantes. O projeto é uma realização da ImageMagica e é apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto CCR por meio da Lei Rouanet, com o apoio da CCR Metrô Bahia.


Serviço:
Escola I: Colégio Estadual de Aplicação Anísio Teixeira
Datas: 16 e 17 de abril
Endereço: Estr. da Muriçoca, 15 - São Marcos, Salvador - BA

Escola II: Colégio Estadual Kleber Pacheco
Datas: 18 e 19 de abril
Endereço: Av. Santo Antônio, S/N - Portão, Lauro de Freitas – BA

Escola III: Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão
Datas: 23 e 24 de abril
Endereço: Av. Brg. Mário Epingaus, s/n - Centro, Lauro de Freitas - BA

Escola IIII: Colégio Estadual Governador Roberto Santos
Datas: 25 e 26 de abril
Endereço: R. Silveira Martins, 823 - Cabula, Salvador - BA



Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário