Grupo de RAP OQuadro se apresenta na CAIXA Cultural Salvador

por Juci Ribeiro

A CAIXA Cultural Salvador apresenta o grupo OQuadro, em quatro shows, entre os dias 17 e 19 de novembro de 2017 (sexta-feira a domingo). Os músicos apresentarão repertório autoral, que inclui o disco homônimo (2012) e singles como “Where I’m From”, “Jesus Cristin” e “Filme”, além de trazer uma prévia de músicas do seu segundo disco, “Nêgo Roque”, lançado no último dia 9 de novembro.  As apresentações acontecem às 20h na sexta-feira; em duas sessões, às 17h e às 20h, no sábado e às 19h no domingo. Os ingressos serão vendidos a preços populares.

Com mais de uma década de estrada, a banda fundada em Ilhéus (Bahia) representa uma vertente do RAP que busca inovações sonoras a partir do diálogo com outros estilos musicais e movimentos culturais. As composições do grupo percorrem questões individuais e universais e sua sonoridade vai do ijexá ao afrobeat, passando pelo rock, zouk, samba de roda, entre outros ritmos, sem deixar de priorizar os elementos do RAP.

Nas apresentações em Salvador, a banda dialogará com convidados da cena musical local, contando com as participações do grupo Opanijé (17.11), do músico Letieres Leite (18.11, às 20h) e do grupo ÀTTØØXXÁ (19.11).

Além dos shows, os MCs e pesquisadores Jef Rodriguez e Nêgo Freeza apresentam, no dia 17 de novembro (sexta), às 14h, a oficina aberta ao público “Ritmos da Diáspora Africana: A Cultura Hip Hop e seus afluentes”, em que apresentam o resultado de suas pesquisas. O conteúdo da apresentação percorre desde as raízes do movimento até os dias atuais, consolidado como uma das culturas mais influentes da virada do século, em diálogo com educação, moda, movimentos sociais, entre outros. As inscrições serão realizadas uma hora antes da atividade.

Música preta em constante movimento
Formada em Ilhéus, em 1996, OQuadro é um dos nomes mais influentes do RAP da Bahia. O grupo é composto por Jahgga (Percussão), Jef Rodriguez (Vocal), Nêgo Freeza (Vocal), Rans Spectro (Vocal), Ricô (Baixo), Rodrigo DaLua (Guitarra / Sinth), Vic Santana (Bateria) e Vinicius Mangaio (Programações).

Seu primeiro disco – OQuadro (2012) – foi produzido por Buguinha Dub (PE) e lançado pelo selo Coaxo do Sapo, um dos mais promissores da música brasileira. Da parceria com o selo resultou a participação de seu fundador, o músico Guilherme Arantes, nas faixas “Seja bem-vindo ao meu lar” e “Planeta diário”. Também participam a MC Lurdez da Luz (“Seja bem-vindo ao meu lar”) e o baiano Dimak (“Tá amarrado”). Com 11 faixas, o álbum – que traz também composições como “Evolui (Bem-aventurados)”, “Balançuquadro” e “Fogos de artifício para o precipício à vista” – foi eleito pela Editora Saraiva como um dos 10 discos mais importantes de ontem e hoje da música baiana.

O grupo tem duas músicas em coletâneas lançadas na Europa (Bahia Music Export vol. 3, vol. 5, vol. 7) e já fez três tours internacionais, passando por Inglaterra, Irlanda, País de Gales, Alemanha e Dinamarca. Participou de festivais como Shamballa (2013), Bestival (2013), Number 6 (2013) e Roskilde Festival (2015).

Em 2008, foi indicado ao Prêmio Hutuz – maior festival de Hip Hop da América Latina –, concorrendo na categoria melhor banda Norte/Nordeste.

Serviço:
Música: OQuadro
Período: de 17 a 19 de novembro
Horário: sexta-feira, às 20h; sábado, duas apresentações, às 17h e 20h; domingo, às 19h.
Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro – Salvador (BA)
Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Informações: (71) 3421-4200
Classificação indicativa: livre
Conveniência: estacionamento gratuito ao lado

Assista a Jahggant, novo clipe do OQuadro.
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário