Center Lapa inaugura exposição de presépios sustentáveis

Por Juci Ribeiro

Para estudantes de seis instituições de ensino de Salvador, manter a tradição de remontar o nascimento de Jesus significa, também, um momento para preservar o meio ambiente. Por isso, a convite do Shopping Center Lapa, alunos de colégios públicos e particulares utilizaram materiais recicláveis como garrafas pet, papelão e retalhos de tecidos para criar presépios que mostram com simplicidade todas as cenas da natividade de Cristo. Instaladas na Loja do Natal, no piso L1, as obras estarão em exposição gratuita até o dia 24 de dezembro.
A iniciativa, que está na sua 2ª edição, é realizada com o objetivo de aproveitar as comemorações do nascimento de Cristo e o sentimento de união que partilhamos neste período para, junto com os colégios, proporcionar aos alunos um espaço interdisciplinar de aprendizado e retirar do meio ambiente elementos não biodegradáveis, que levariam anos para desaparecer do ecossistema, se descartados. Tudo isso sem esquecer de celebrar o real significado do Natal.
“Ficamos honrados de celebrar este momento de confraternização com uma ação tão significativa para a comunidade e o meio ambiente. As obras em exposição não retratam apenas o natal, mas também o desejo por um planeta mais sustentável”, afirma a gerente de marketing do Center Lapa, Ivanir Mattos.
Os presépios foram desenvolvidos a partir da interação interdisciplinar dos alunos, que tiveram aulas de geografia e artes, para retratar fielmente as cenas do Natal sob o tema “presépio regional”. No Vitória-Régia Centro Educacional foram 75 estudantes (do 7º ano Fundamental) envolvidos na elaboração do projeto. Inspirados pelas obras do artista plástico e escultor Frans Krajcberg, eles fizeram um estudo sobre os elementos artísticos e econômicos do agreste baiano para criar um presépio que tem um pouco da nossa região.
“Os alunos fizeram uma releitura do Nascimento de Jesus, em meio às características das sub-regiões nordestinas. Dentre a seleção dos presépios confeccionados, o escolhido para a exposição traz o Agreste Festivo; caracterizado por suas alegres festas juninas de Caruaru e Campina Grande”, conta a professora de Geografia do Vitória-Régia Centro Educacional, Silma Luzia da Silva.   
Serviço

O quê: Exposição Presépios Sustentáveis
Onde: Loja do Natal, Piso L1, Shopping Center Lapa
Quando: Até o dia 23 de dezembro


Colégio que participam da exposição:
· Vitória-Régia Centro Educacional
Rua Antônio Cândido de Lima, 130 – Cabula.
· Colégio Assunção

R. Gen. Labatut, 373 – Barris.
· Colégio Salesiano do Salvador

Praça Conselheiro Almeida Couto, 374 – Nazaré.
· Colégio Estadual Frederico Costa




R. Bernardo Spector, s/n – Brotas.
· Colégio Estadual Daniel Lisboa. Bairro: Pau da Lima
R. Dr. Artur Gonzales, 181 - Pau da Lima.

· Centro Educacional Edgard Santos
Rua Predeliano Pita – Garcia. 


Siga Instagram @sitejuciribeiro
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário