Renomadas especialistas da Universidade da Flórida marcam presença na Fenagro e no Campeonato Brasileiro de Marcha Picada, no Parque de Exposições de Salvador- Sugestão de pauta

por Juci Ribeiro

Pela primeira vez na Bahia, pesquisadoras da Universidade da Flórida, Estados Unidos, estão coletando amostras de cavalos da raça Mangalarga Marchador, o cavalo Nacional do Brasil, para estudos genéticos. Amanhã e quinta –feira (30/11 e 1º/12), Dra. Samantha Brooks, professora e pesquisadora da Universidade da Flórida, e a médica veterinária Laura Patterson Rosa visitarão e farão coleta de material genético durante a Fenagro e o Campeonato Brasileiro de Marcha Picada, no Parque de Exposições de Salvador.

Em busca dos genes que causam características conformacionais e de movimento, este grupo de pesquisa que já completou o genoma do Mangalarga Marchador, utilizará ferramentas criadas pelo Workshop Internacional do Genoma Equino para mapear a localização genética para estas características. Marcadores gerados por este projeto serão úteis para seleção de animais com mais eficiência, resultando em animais com melhor performance e ainda mais valor.

Dra. Samantha Brooks é responsável pela descoberta do gene da pelagem pampa - resultando no teste de homozigose do Pampa - e a doutoranda, a médica veterinária Laura Patterson Rosa, estão também utilizando uma nova tecnologia digital de análise do movimento para avaliar a locomoção em cada cavalo em seu ambiente natural. Esta abordagem é uma evolução dos estudos existentes e tem a capacidade de prover um maior entendimento de diferenças sutis no andamento.

Este estudo conta com o apoio dos criadores baianos do Haras Avena, Haras do AP, Haras Guariroba e Haras Riomar. Buscando o melhoramento genético da raça e melhores tecnologias para seleção tiveram a iniciativa de contatar as pesquisadoras e iniciar este estudo que tem todo o potencial para revolucionar a criação do Mangalarga Marchador.

O último ponto de visita e coleta de material genético será durante a Fenagro e Campeonato Brasileiro de Marcha Picada, no Parque de Exposições de Salvador.
Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário