PIZZARIA CASA DE PEDRA VAI SEDIAR PROJETO “QUARTAS VOADORAS” DA COMPANHIA DE TEATRO ATELIÊ VOADOR

por Juci Ribeiro
 A companhia de teatro Ateliê Voador realizará nos dias 07 de setembro e 19 de outubro, na Pizzaria Casa de Pedra (Graça), às 19h, o Encontro de Pensamentos Críticos Contemporâneos, que tem como tema principal “A questão do poder no percurso intelectual de Michel Foucault”.

O encontro faz parte da ação “Quartas Voadoras”, conjunto de trabalhos continuados que envolve também Ciclos de Leitura e Minicursos. Na ocasião, Djalma ThürlerRafael MedradoDuda Woyda e Marcus Lobo discutem sobre os grandes aparelhos de poder e os micros poderes, com base nos conceitos do filosofo francês.

O primeiro encontro será mediado por Josué Leite, doutorando em Cultura e Sociedade, e pelo diretor da Companhia, o doutor em Cultura Djalma Thürler. Os dois encontros serão realizados na Pizzaria Casa de Pedra (Graça) e fazem parte do projeto de manutenção Aqueles que Habitam o Tempo, resultado do Edital de Apoio a Grupos e Coletivos Culturais da Fundação Cultural do Estado da Bahia de 2014.

Encontro
O objetivo desses encontros é oferecer uma discussão acerca da dramaturgia contemporânea, a partir de alguns aspectos: o conceito de performer; o princípio da inter ou intratextualidade; e, por fim, a abordagem não psicológica da figura teatral que se dissolve em estratégias linguísticas textuais ou em um conglomerado tático de estados figurativos que não compõem um personagem.

Para cumprir esse objetivo serão realizadas leitura e discussão de textos de Foucault; de textos brasileiros que têm em Foucault apoio teórico-metodológico; e debate sobre a recepção de Foucault no Brasil.
Os encontros serão abertos ao público interessado, em especial os artistas, atores e atrizes, que queiram entender melhor o legado foucaultiano e suas capilaridades com a Arte e com a proposição de um “teatro de abjeção”.
Serviço:
Quartas Voadoras com a Companhia de Teatro Ateliê Voador
Pizzaria Casa de Pedra – Rua Flórida, 62 – Graça
07 de setembro e 19 de outubro (Quartas-feira), 19h
Entrada Franca 


Share on Google Plus
    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário